24.7.14

Eurotrip 2014 - Porto e Gaia - 03/05

Teleférico de Gaia.
Praça da Liberdade.
Acordamos cedo e tomamos café no hotel (6 euros por dia) e estava tudo muito gostoso, com direito a suco de laranja natural e pastéis de nata (ai que saudade)...
Como nosso hotel ficava em Gaia, pegamos um táxi até o cais para pegar lá o ônibus do Yellow Bus Tour até a Torre dos Clérigos, o prédio é bem bonito mas a gente não entrou
Torre dos
Clérigos.
pra subir na torre. Ali perto encontramos um ônibus com a Taça da UEFA, uma vez que a final do torneio foi em Portugal. Ainda visitamos a Igreja do Carmo e das Carmelitas, a famosa Livraria Lello (tinha uma fila na porta, mas rapidinho a gente entrou e a livraria é linda).
Caminhamos até a Estação de trem São Bento e fiquei impressionada com a beleza dos azulejos na estação e seguimos para a Catedral da Sé, pena que a igreja estava fechada, mas a vista da cidade aos pés da igreja já valeu a pena.

Estação São Bento

Catedral da Sé ao fundo.

Sé.

O Porto visto aos pés da Sé.
A única coisa ruim é que a cidade é cheia de subidas e descidas. Passamos pela igreja de S. Idelfonso e paramos no famoso Café Majestic, pedi um suco e uma taça de morango com chantili, o lugar é lindo mas bem carinho. De lá caminhamos até o Funicular dos Guinhais e com uma linda vista descemos para o Cais da Ribeira e fomos conhecer o Palácio da Bolsa (não entramos), Igreja de São Francisco (que estava fechada), tentamos pegar o bonde mas ele não estava circulando porque tinha um desfile especial com todos os bondes da cidade. Passeamos pela feirinha que tem no cais aos fins de semana e atravessamos a Ponte D Luiz em direção a Gaia onde compramos o ingresso para o
Passeio de Barco pelo rio Douro (10 euros e ainda ganhamos duas degustações de vinho). Como o passeio ia demorar um pouco pra começar a gente aproveitou pra ir conhecer uma dessas caves, a Porto Cruz que oferece alguns vídeos sobre o cultivo das uvas e produção dos vídeos, um terraço com uma vista maravilhosa e o vinho muito gostoso (foi nosso preferido). O passeio de barco começou pontualmente e ele nos leva pelas 6 pontes que ligam o Porto a cidade de Gaia, uma delícia de passeio em uma linda tarde.
Funicular dos Guinhais.

Praça do Infante D. Henrique

Bonde

Ponte D Luiz.
A fome apertou e a gente parou pra almoçar/jantar na Taberninha do Manel, a gente pediu dois pratos com bacalhau e comemos muito bem, pagamos barato e ainda fomos super bem atendidos pela animadíssima Gorete.
Passeio pelo
Douro.
Seguimos caminhando pela margem do Rio e quando chegasse mais perto da área do hotel a gente pretendia pegar um táxi, mas todos eles passavam com passageiro e apesar de o hotel ficar em cima de morro, sobrevivemos a subida e chegamos vivas ao hotel.
Pegamos o carro e fomos a um supermercado Continente fazer umas comprinhas e voltamos pro hotel pra tomar banho e dormir.

Taberninha do Manel

Um lindo por do sol depois de um lindo dia